About Me

segunda-feira, dezembro 19, 2016

Resenha: O menino do Pijama Listrado - John Boyne

| |

Titulo: O Menino do Pijama Listrado || Autor: John Boyne
Editora:SEGUINTE- Cia. Das Letras || Páginas: 192
                       Avaliação: 
Onde Comprar: Submarino  | Americanas | Saraiva 
Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz ideia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.
Foto: www.ladomilla.blogspot.com.br
    Bruno um garoto de nove anos, era filho de um comandante nazista. Sem fazer ideia do que está acontecendo ao seu redor, ele não sabia de nada, não sabia que seu pai comandava um campo de concentração, não sabia o porque de sua família ter se mudado de sua casa confortável em Berlim ( Alemanha) para uma casa nem tanto confortável assim, e nessa casa ele se sente isolado, pois não tem ninguém para brincar,
Um certo dia ele já estava cansado de ficar sozinho e sai de casa em busca de aventuras e foi nessa saída que ele encontra Shmuel um garoto mora do outro lado de uma cerca próximo a sua casa.
Bruno acha estranho todas aquelas pessoas naquele lugar, vestidas com pijamas listrados!
Mas Bruno não deixa de visitar seu amigo Shmuel. Até que um dia ele vê coisas estranhas acontecerem perto de sua casa...Sinais...Fumaça saindo do mesmo lugar que Shmuel vive com sua família.
"Uma coisa é certa: ficar sentado se sentindo infeliz não vai mudar nada."
Passa-se alguns dias e nesses dias Bruno descobre toda a verdade sobre seu pai e resolve ajudar Shmuel. Ele na expectativa de atravessar a cerca e poder brincar com seu amigo, veste um pijama listrado e andam em direção ao local onde os Judeus serão executados.
Curiosos para saber o que está acontecendo eles saem em busca do pai de Shmuel e lá veem vários homens, prestes a serem executados pelos nazistas...Eles seguem os homens...Tiram os pijmas...E vão em direção a morte...Quando a mãe de Bruno chega ao local já é tarde demais...
"Então o cômodo ficou escuro e de alguma maneira, apesar do caos se que surgiu, Bruno percebeu que ainda estava segurando a mão de Shmuel entre as suas, e nada no mundo o teria convencido a soltá-la".
Foto: www.rascunhocomcafe.com
Esse livro foi escrito para mostrar uma realidade fatal. Uma rivalidade de Raças os Alemães que tem preconceito de certas Raças. Esse assunto é muito ressaltado nas aulas de história...Campos de concentração...E pensar que isso realmente aconteceu! 😭😪Esse livro mexeu com meu emocional, me fez refletir de uma maneira que nunca tinha acontecido antes. Eu não mudaria NADA nesse livro! 

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado Myrtes!
      Fico feliz que tenha gostado!
      Volte Sempre!!!

      Excluir
  2. Sua resenha ficou maravilhosa, amei <33
    Parabéns pelo blog, já estou seguindo para poder acompanhar as novidades

    www.papomoleca.com.br

    ResponderExcluir
  3. Obrigado PAPO MOLECA!!
    Fico muito feliz que você tenha amado!
    Voltee Sempree!

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Que Bom LUCIANO SABINO!!!
      Esse livro é muito interessante até porque de alguma forma ele retrata uma realidades que já aconteceu...
      Volte Sempre!!!

      Excluir