About Me

quinta-feira, abril 06, 2017

Resenha: Extraordinário

| |

Título: Extraordinário | Autora: R.J. Palacio | Editora: Intríseca | Páginas: 313 | Gênero: Ficção | Classificação:
Adicionar a estante: Skoob
Onde comprar:  Saraiva Americanas | Amazon | Submarino | Livraria Cultura
Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros. 
R. J. Palacio criou uma história edificante, repleta de amor e esperança, em que um grupo de pessoas luta para espalhar compaixão, aceitação e gentileza. Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade. Um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo o tipo de leitor.

  August Pullman tem 10 anos e nasceu com uma síndrome genética que deformou seu rosto quando ainda estava se desenvolvendo na barriga da sua mãe, a Sra. Isabel Pullman. Após seu nascimento, Auggie passou por várias cirurgias para reconstrução do seu rosto. Porém, o resultado não foi um rosto perfeitamente "normal", e era difícil passar por ele sem olhar duas vezes, assustar-se, ou até ô insultar de aberração. Por isso Auggie nunca foi à escola, estudou sempre em casa. Mas era muito inteligente. Seus pais sempre foram super protetores com ele e sua irmã mais velha, Olivia (Via), com quem ele mais brincava e falava.
Depois de muito pensar, os Srs. Pullman resolvem mandar August para a escola. Auggie fará o quinto ano do ensino fundamental ||, em uma escola particular de Nova York. Por sua aparência nada comum, as crianças começam a evitar esbarrar nele, falar e sempre ficam olhando pelos cantos dos olhos. Ele é chamado de vários apelidos pelas costas, inclusive, Ogro.
Após algum tempo sozinho, Auggie faz amizade com uma garota muito simpática chamada Summer, e um Garoto chamado Jack Will, que foi um dos convidados pelo Diretor, Sr. Buzanfa, para apresentar a escola a ele, uma semana antes de iniciar as aulas.

Porém, Auggie continua sofrendo Bulling informalmente, da parte de Julian - um garoto riquinho e protegido dos pais- e dos seus amigos. E agora, Jack está sofrendo esse Bulling mais profundamente que ele. August sempre deixou para lá as brincadeiras de mal gosto de Julian, e nunca o denunciou nem na mais grave, mais será que ele vai aguentar passar o ano todo no colégio? Sendo ignorado por tudo e por todos por causa da sua aparência? e sendo sempre o motivo das rodinhas e comentários?

“Quando tiver que escolher entre estar certo e gentil, escolha ser gentil. – Dr. Wayne W. Dyer” (Preceito de setembro do Prof. Browne)

Auggie terá que ser muito forte para superar isso, e seguir de cabeça erguida. Essas pessoas não sabem ser gentis, e meio que o maltratam pela aparência, sem nem o conhecer.


Extraordinário é um livro que nós faz refletir sobre nossos atos. Muitas vezes nós agimos de forma indiferente com pessoas, só por algumas atitudes, ou porque gostamos de músicas diferentes, cores, matérias, a pessoa e feia ou mais bonita que você. No caso de Auggie, não culpo os personagens por assustar-se nas primeiras vezes que o viu. Pela descrição dele no livro, até eu ia ficar de meio dura de susto. Mas não precisa jugar as pessoas, no caso dele, ele não tinham culpa por ser assim. Mesmo assim o jugavam e colocavam apelidos nada legais, para atingi-lo. Diziam que ele era uma aberração, e que tinha que se matar. Isso nos faz refletir, que devemos pensar cem vezes nos nossos atos antes de falar algo de alguém. Pode Magoar.

   Extraordinário é um dos livros da autora R.J.Palacio, publicado pela editora Intrínseca. Sua diagramação está ótima e os detalhes do livro são lindos. Ele é dividido em partes, onde cada uma delas é narrada do ponto de vista de um personagem. Seja Auggie, á irmã e os amigos.

Veja algumas fotos de pessoas que tem a doença do Auggie, Clicando aqui! 

4 comentários:

  1. Oi Laura,

    Eu lembro da comoção que foi esse livro quando lançado. Esperei para ler e acabou que até hoje isso não aconteceu. Com a adaptação chegando, coloquei ele na minha meta de leitura e espero amar tanto quanto você. Aliás, nunca li nenhuma resenha negativa sobre ele. :)

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Denise!
      Realmente esse livro foi/é muito bem falado. Leia ele sim, vc vai gostar muito!😊 Estou bem ansiosa pra q saia logo essa adaptação.kkkk Apesar que nenhum filme é melhor q o livro né?😉

      Volte sempre ao blog!😊
      Beijão

      Excluir
  2. Eu li esse livro nesse ano, peguei um certo cario por Auggie, Extraordinário tem se tornado o livro favorito até agora, amei sua resenha flor. E seu blog está lindo. beijos

    Taynara Mello
    www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Auggie aparenta ser mtt Carinhoso e legal. Tive muita pena do jeito como o pv tratava ele. Amei o livro e queria ficar pra mim kkkkk

      Obrigada Tay! Volte sempre.❤ Beijão

      Excluir