About Me

domingo, setembro 10, 2017

Entrevista com Roberto Albuquerque, autor da Saga Gorjam

| |
  Olá Leitores!

    Há quanto tempo que não posto uma entrevista por aqui, não é mesmo? Há um mês atrás o Roberto Albuquerque, autor da trilogia Gorjam, nos concedeu uma entrevista maravilhosa sobre seu primeiro livro da saga Gorjam, já publicado. Confiram...
      Para começar, conte-nos um pouco sobre o processo de escrita do primeiro volume da saga, e em média quanto tempo levou para que seja publicado.

Bom, o primeiro volume, Nas Terras de Ákia, nasceu pela paixão em escrever. Eu tinha em mente escrever um romance, mas não esperava que tomasse tal dimensão. Ele foi crescendo a cada dia e a cada momento a trama foi ficando mais densa e envolvente. Cada página foi pensada e cada momento surgiu da necessidade do envolvimento dos personagens com a situação...Demais!
Quanto ao tempo que levei para escrever o primeiro livro, cerca de um ano e meio, já que o mesmo tem 617 páginas. Um calhamaço de aventuras.

     Como anda o processo de criação dos próximos dois livros trilogia? Já estão escritos? Alguma previsão para publicação?

O segundo livro já está pronto. Quero lançá-lo no próximo ano. Dependendo da recepção do público, não demorarei a lançar o terceiro (estou escrevendo ainda), onde pretendo findar a trilogia... se os personagens e o público deixarem.

    Seu livro conta a estória de uma guerra entre seres, vamos dizer, fantasiosos no mundo "real". O que lhe inspirou a escrever essa estória?

Bom, sou pós graduado e licenciado em História e Teologia. Sou professor dessas duas matérias e portanto, não foi difícil unir as duas coisas. A narrativa da Saga tem esses “tempero” onde uno aspectos bíblicos, da História Natural e do imaginário humano em relação a existência de gigantes que seriam originados por ocasião da união entre anjos e mulheres; mas adiante esses seres são considerados Nefilins ou Anaquins. Seriam divindades? Bem, na Saga eu exploro tais possibilidades o que fazem desses gigantes (eu os chamo de Gorjans) seres tão especiais, afinal de contas, para quem ler toda a Trilogia, verá um panorama anterior ao surgimento do homem na terras até os combates na época de civilizações como Acádia (Hakkad), Babel (Cidade da Grande Torre), Quermha e Bhuton (região ao Norte da África), etc.
No Livro I, Nas Terras de Ákia, o leitor tem a oportunidade de se ver diante de uma trama instigante e aos poucos, se familiarizando com os lugares descritos. Mas Ákia fica em terras além do Grande Mar. 

    Na sua opinião, qual a maior dificuldade na vida de um escritor?

Depende de cada escritor. Acho que cada escritor tem suas próprias dificuldades, mas se a pergunta se refere a publicação, marketing e aceitação pelo público, bem, acho que todos, de alguma forma, passam por isso. Escritor no Brasil não sobrevive do que escreve; a não ser os que já se tornaram “top” e não precisam trabalhar em outros empregos para sobreviver. Há quem ganha só de editoras (e não é muita coisa), mas dar “pro gasto”.

    Tem algum personagem que foi inspirado em você, ou em algum membro de sua família?

Não. Sempre evito compor personagens a pessoas que conheço; mas é impossível, pois as pessoas acabam por se referenciar a determinados personagens, no entanto, quando acontece, foi por mera coincidência.

    Fale um pouco sobre o processo de criação da capa. De quem é o rosto ilustrado, e as terras ao fundo? Qual o significado?

A criação da capa foi feita pela própria editora. O rosto na capa é uma referência a um personagem em estado de incômodo; É Lamel e também há o seu falcão, Naham ele parece assustado com alguma coisa e esse é o panorama desse volume I – Nas Terras de Ákia.. Há sempre constante medo, ataques, traições... O enredo é dinâmico e 617 páginas foi pouco para narrar tudo o que se passou pela minha mente nas Terras de Ákia, que é o panorama atrás da silhueta da figura da capa.

     A maioria dos leitores preferem livros estrangeiros do que os nacionais, até por motivos de marketing. Como você se sente, e qual sua opinião sobre isso? Sendo você um autor nacional.

A sedução do mercado é direcionada ao que lhe dar vantagem. Ademais, o mercado literário interno não se valoriza a ponto do nível de escritores que temos no Brasil. A divulgação é precária e o que mais as editoras almejam são lucros próprios; a fatia para quem repassa seus direitos ás editoras é ínfima. Encontramos Sagas nacionais com enredos criativos e envolventes. Mas publicar, divulgar e comercializar custa caro ao escritor nacional o que leva muitos a “estancarem” suas produções.

   Em poucas palavras, descreva o porquê o leitor deveria ler o seu livro.

Porque ele oferece uma aventura cheia de emoções diversas; ele é um convite a que o leitor tome partido e se identifique com os personagens e seus conflitos. Muitos se sentirão como um dos gigantes; outros odiarão os traidores; há quem chore com os dramas... não faltará humor nem uma pitada de romance... Leiam e confiram.

Dados Tecnicos:
Título: Nas Terras de Ákia- A Saga Gorjam
Autor: Roberto Albuquerque Santos
Editora: PoloBooks
Páginas: 618
Publicação: 2016
Gênero: Aventura, Ficção, Fantasia.
Considerados por muito tempo apenas uma lenda ou um conto, os Gorjans, criaturas existentes antes dos humanos habitarem a terra, são forçados a deixarem grutas, vales e cavernas, para enfrentarem duas ameaças que podem leva-los a extinção: Sucã, uma Sacerdotisa Gorjam que extermina sua própria espécie para agradar a Grande Serpente, e Lokar, Soberano conquistador proveniente dalém das águas do Grande Mar, que surge em busca de vingança à seu ancestral, Jantof, um dos primeiros humanos a chegar na região, quando Ákia era apenas o nome do maior de todos os Gorjans.Envolto nesta trama, o Gorjam Nemaim, descendente de Ákia, junto com as jovens humanas, Franes, Barneq e Nira, além de Lamel e seu falcão, entre tantos outros personagens não menos importantes, exemplo disto é Kiara, Princesa de Carcondes, protagonizam conflitos que vão além de seus próprios interesses, proporcionando, drama, humor, lágrimas, tensão, paixão, sangue, traição, guerras, enfim, tudo o que o convívio entre humanos e humanos, humanos e Gorjans e Gorjans e Gorjans, possam oferecer para a sobrevivência de uma das espécies, ou até mesmo das duas, se puderem.


    Obrigada ao Roberto pela Entrevista e atenção. Para quem quiser adquirir o primeiro volúme da trilogia, poderá comprar na Livraria Cultura, Livraria PoloBooks, Amazon (versão digital) ou diretamente com o autor pelo número: (11) 980767222 (Whatsapp), com direito a autografo.

Espero que tenham gostado da entrevista. 
Beijão e até o próximo post!



3 comentários:

  1. Olá pessoal, é uma honra ter um pouco de minha visão e história postadas no blog da Laura Pessoa. Um blog bem feito e cheio de informações. Espero ver comentários acerca da Trilogia A Saga Gorjam.
    Abraços.
    Roberto Albuquerque - Escritor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberto!
      Obrigada por sua visita, por conceder a entrevista e também por todo o carinho dado. Desejo todo sucesso para você e seus livros.
      Beijos!

      Excluir
  2. La cassa in acciaio Breitling replica inossidabile da 40 mm dello Zodiac Super Sea Wolf GMT "Sherbet" è stata riproposta dai precedenti modelli Aerospace GMT in edizione limitata, che aggiunge una linea Omega replica di caratteri smussati alle alette diritte del Super Sea Wolf standard. L'aspetto generale è semplice, fortemente vintage e angolare, con un Hublot replica mix nettamente applicato di superfici spazzolate e lucidate. La corona a vite incustodita della vecchia scuola con la sua Cartier replica lucidatura a specchio diventa una vetrina per il solido lavoro di rifinitura qui, specialmente attorno Patek Philippe replica all'emblema dello Zodiaco inciso. Con 200 metri di resistenza all'acqua, il Super Sea Wolf GMT "Sherbet" mantiene Panerai replica una credibilità acquatica adeguata nonostante lo spostamento verso il design degli orologi GMT. A proposito, senza dubbio Tag Heuer replica il fulcro dello "Sherbet" è la lunetta GMT bidirezionale omonima. In passato, Zodiac ha riscontrato un discreto successo con le cornici arancioni e il tono caldo evita di sentirsi troppo saturi. Abbinato Audemars Piguet replica a una metà bianca nitida e ai numeri blu navy, il colore si presenta come un accento di buon gusto piuttosto che un travolgente IWC replica scoppio di colore.

    ResponderExcluir